Publicações

A Filosofia do Meio No livro  o autor ZI SI (neto de Confúcio) discorre sobre os ensinamentos de Confúcio. Trata de ideias morais e experiências políticas na antiga sociedade chinesa. Sugere o caminho do meio para resolver as contradições sociais, coordenar as relações humanas e elevar o protagonismo do sujeito social visando salvaguardar a comunidade chinesa da época. O conteúdo envolve orientações universais ainda  válidas no dia de hoje. Tema centra do confuncionismo, Zhong Yong exprime ideal amplo e universal que refere todo relacionamento e atividade humana. O passado enquanto causa do presente precisa ser revisto a fim de sempre encontrar o novo. Somente livre de automimeses dispensáveis é possível ser livre a fim de se vislumbrar a melhor direção no presente-futuro.

 

Dicionário de Emoções, sentimentos e Estados de Ânimo Quando não temos clareza do que acontece conosco, costumamos usar interpretações dos acontecimentos exteriores, culpando ou usando as outras pessoas para falar dos nossos próprios sentimentos em vez de dizer o que acontece dentro de nós. Conhecer as próprias emoções pode não só ajudar a desdramatizar essa condição natural, a qual muitos de nós aprenderam a temer, mas também aumenta nossas chances de assumir responsabilidade pelo que sentimos, fazemos e manifestamos, com dignidade e autorespeito. Nesse sentido, o presente dicionário pretende auxiliar o leito-consulente na identificação e na pesquisa de emoções, sentimentos e estados de ânimo, com definições simples e diretas, além de apresentar um quadro que reúne as entradas em família de padrões emocionais para melhor visão de conjunto de uma parte do próprio universo afetivo.

 

Síndrome do Imperador
Entendendo a mente das crianças mandonas e autoritárias. Seu filho o desafia? Faz birras, xinga e manda em casa? Uma ex­celente notícia, é que já tem neste momento na sua mão, um livro inédito e atual, que certamente irá ajudar a sua família a compreender o porquê do seu filho agir há anos dessa forma autoritária, e o que precisam mudar na vida familiar para o au­xiliar a ser um futuro adulto capaz de gerir emoções e, res­pon­sável pelas suas atitudes e comportamentos. Este livro, sobretudo é uma ferramenta. Vai encontrar muitas orientações práticas, e ao mesmo tempo várias respostas a muitos porquês: “Porque que o meu filho é assim agressivo? O que é que eu fiz? O que eu não fiz? O que é que aconteceu?” Encontrará várias hipóteses nos primeiros capítulos e ao longo do livro estratégias, dicas e proce­dimentos, que poderá ir incorporando na sua rotina diária. Não guarde só para momentos difíceis, comece já hoje e faça um pouco todos os dias – a mudança constrói-se na relação diária.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem baseada em evidências  e fundamentada na ideia de que aquilo que sentimos e fazemos é influenciado por aquilo que pensamos. Em virtude da efetividade obtida no tratamento de vários transtornos em adultos, atualmente a aplicação da TCC vem sendo adaptada e ampliada ao público infantil. Este livro procura oferecer síntese dos instrumentos, técnicas, testes e jogos utilizados em TCC no Brasil aplicados em crianças e adolescentes (Ano-base: 2014), além de sugerir outros materiais existentes no mercado com propósitos terapêuticos. Esta obra objetiva auxiliar acadêmicos e profissionais de psicologia na implementação de aspectos inovadores na prática  clínica em crianças e adolescentes, possibilitando a seleção de melhores instrumentos conforme o perfil e dificuldades do paciente, assim como novas adaptações de estratégias terapêutica existentes.

 

A partir do enfoque dos valores como prática e vivência, a autora nos brinda com esta obra que proporciona uma ampla visão de conjunto sobre o tema, trazendo desde a perspectiva histórica até os componentes pedagógicos e psicológicos. São 250 valores evolutivos universais analisados dentro do campo da axiologia, considerando os elementos: conceitual, analógico e vivencial. Destaco, em especial, a atenção da autora para o aspecto vivencial, elencando na obra casos factuais de pessoas que demonstraram grande exemplarismo ao vivenciar determinado valor. Ao rechear o livro com exemplos reais, a autora tornou seu texto extremamente agradável e inspirador, o que certamente atrairá tanto o público erudito ecadêmico, quanto o jovem que inicia sua caminhada rumo à compreensão da vida, da ética e da moral.

 

Ao longo de mais de uma década convivendo e atuando com desenvolvimento de líderes, percebemos o quanto questões simples da liderança são negligenciadas na prática, ge­rando repercussão negativa para todos. A pre­ocupação excessiva com processos insti­tu­cio­nais tende a colocá-los no acostamento da estrada que escolheram, desviando do seu me­ga­foco, ou seja, da razão de ser do trabalho ini­ciado. Neste livro explicitamos desafios cotidianos e dicas importantes para auxiliar o líder em seu desenvolvimento contínuo e per­ma­nen­te, tendo por base experiências pessoais com atendimento de mais de 2500 líderes.